Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Educação e espaço urbano: A cidade das meninas e dos meninos, um estudo em representações sociais
Paula Figueiredo Poubel

Última alteração: 01-10-19

Resumo


O presente estudo intenta compreender e analisar a relação entre o sistema de gênero e a construção do conhecimento social de crianças sobre a cidade de Cuiabá. Este se desenvolve junto ao Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT-Cuiabá). Inspirado pela Sociologia da Infância, compreende as crianças como atoras sociais, com participação ativa no processo de construção de significações sobre a realidade. Fundamenta-se teoricamente pela abordagem psicossocial a partir da Teoria das Representações Sociais e Teoria Histórico-Cultural. Dessa forma, delineia o processo de produção dos dados buscando a visibilidade científica da infância nos três momentos descritos na sequência: 1. Observação participante; 2. Produção de mapas cognitivos e entrevistas no grupo das meninas e dos meninos; 3. Construção de um mapa cognitivo da cidade por meninas e meninas, seguido de grupo focal. Os mapas cognitivos serão analisados através de Análise de Conteúdo e o material das entrevistas e grupo focal será processado pelo software IRAMUTEC. Dessa forma, objetiva-se analisar os processos de compartilhamento e negociação de sentidos decorrentes das vivências na cidade e a partir disso refletir sobre a construção da dimensão identitária na infância.


Palavras-chave


Educação; Criança; Cidade.