Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Uma sequência alternativa para o Ensino da Mecânica
Andreia Gomes Furtado Aguillera, Miguel Jorge Neto

Última alteração: 17-10-19

Resumo


No primeiro ano do Ensino Médio, os alunos costumam apresentar aversão ao conteúdo ministrado na disciplina de Física, caracterizando-a como um amontoado de fórmulas vazias e sem significados, não relacionando-a ao cotidiano. A qualidade dos materiais didáticos apresentados, aulas tradicionais e a não formação específica em ensino de Física pela maioria dos professores (INEP, 2017), podem colaborar para tornar o processo de ensino-aprendizagem distante de alcançar os reais objetivos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante do alto índice de reprovação na disciplina de Física apresentado pelos alunos da Escola Estadual Ulisses Guimarães, no município de Campo Verde-MT, dados observados durante os quinze anos atuando como profissional na referida escola e a partir de avalições internas e externas dos últimos anos, vê-se necessário apresentar uma abordagem mais atraente e contextualizada para atingir os objetivos almejados em Física. A proposta deste trabalho é desenvolver como Produto Educacional uma sequência alternativa para conceitos da Física no ensino da Dinâmica, adotando como referência o material didático do GREF (1998) e abordagem inspirada em Hewitt (2015), com uma introdução sobre a História da Ciência, dando continuidade com as Leis de Newton de forma organizada e direcionada ao aluno. A sequência didática tem o objetivo de fazer com que o aluno tenha uma aprendizagem significativa e crítica, de forma a facilitar o entendimento dos conceitos e o significado físico das grandezas e suas relações com os fenômenos estudados pela Dinâmica. O trabalho será fundamentado numa perspectiva qualitativa, tendo como abordagem a modalidade pesquisa-ação.


Palavras-chave


Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, Aulas Diferenciadas, Ensino de Física.