Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Letramentos Digitais na Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Cuiabá
Marta Da Conceição De Paula

Última alteração: 01-10-19

Resumo


A cibercultura traz novas reflexões acerca das relações entre os cenários sociotécnicos, cultura e educação, onde os Letramentos Digitais (LD) mobilizados na escola ganham protagonismo no desenvolvimento de Letramentos Críticos (LC) como forma de potencializar os conhecimentos com o digital em rede dos sujeitos. Estes fatores evidenciam a necessidade de práticas educativas democráticas e dialéticas à escola, além da urgência em repensar o currículo escolar e a formação de professores, para favorecer mudanças nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos na escola. Nesta pesquisa interessa compreender a relação entre os letramentos digitais mobilizados na formação continuada dos professores da rede municipal de Cuiabá para o uso de tecnologias digitais e a perspectiva social e abordagem crítica dos letramentos. A abordagem da pesquisa é qualitativa tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, e a revisão sistemática de literatura (RSL), questionário elaborado no Google Formulários e entrevista semiestruturada com os professores que se dispuserem à contribuir na produção dos dados. Posteriormente a análise documental da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão; Plano Municipal de Educação (PME); Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC); Projeto de Avaliação Institucional; e projetos que versam sobre formação de professores; tecnologias digitais na educação e gestão democrática. O referencial que fundamenta o estudo é baseado nos entendimentos de Cibercultura (Lévy, 1999), (Lemos, 2004) e (Santos, 2005); Letramentos Sociais (Street, 2014); Letramentos Digitais (Soares, 2002), (Buzato, 2009) e (Souza, 2016); Letramento Literário (Cosson, 2006); abordagem qualitativa (Denzin e Lincoln, 2009); Pesquisa Bibliográfica (Santaella, 2002); Revisão Sistemática de Literatura (Morandi e Camargo, 2015); Análise Documental (Caulley, 1981); e Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados obtidos até esta etapa da pesquisa são o delineamento do referencial teórico, a definição dos aspectos metodológicos, a construção de instrumentos para produção de dados e a realização dos protocolos no Comitê de Ética em Pesquisa. Os letramentos Digitais percebidos na cibercultura são marcados pela complexidade e implicações de novos ambientes sociais e digitais, os quais permeiam as práticas sociais de Letramentos, e por isso, diferentes em cada contexto, o que suscita novas reflexões a respeito das dimensões destes letramentos e suas implicações na formação de professores.

Palavras-chave


Letramentos Digitais, Formação de professores, Cibercultura.