Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA ESTUDANTES SURDOS: POTENCIALIDADES DA REDE VIRTUAL DO WIX
Joelson Marcelo Miranda, Tânia Maria de Lima

Última alteração: 17-10-19

Resumo


A educação de pessoas surdas é hoje um grande desafio para educadores e gestores dos sistemas de ensino. Há entendimento de que é preciso superar as barreiras impostas pelos históricos processos de exclusão de surdos, o que implica reconhecimento de que o povo surdo faz uso de artefatos culturais que lhe são próprios, incluindo a língua de sinais. Por conseguinte, a educação desse grupo social precisa ser promovida com base nos pressupostos da Pedagogia Surda. Tais pressupostos são fundamentados no fato de que os sujeitos surdos percebem o mundo através dos olhos. Isso explica porque as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) são apontadas por pesquisadores surdos como importantes recursos pedagógicos. Essa questão foi adotada como objeto deste estudo que se orienta pela busca de resposta para a seguinte indagação (problema de pesquisa): Que potencialidades podem ser observadas quando se usa a Plataforma Virtual do WIXSITE para promover a educação em ciências naturais para estudantes surdos? Parte-se do entendimento de que o desenvolvimento deste estudo demanda permanente diálogo com professores surdos que atuam em uma escola especializada. Por essa razão, optou-se pela pesquisa participante como caminho metodológico. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na construção coletiva de uma plataforma virtual do WIXSITE dedicada especialmente à produção de proposições didáticas de educação em ciências naturais para estudantes surdos do 2° e 3º ciclo do ensino fundamental. O amparo teórico para o desenvolvimento das análises foi situado nos estudos culturais, mais especificamente, no campo dos estudos surdos. Espera-se a pesquisa aqui apresentada possa favorecer a inclusão escolar de estudantes surdos, notadamente no que se refere ao acesso à cultura científica.

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Educação de surdos. TDIC, Ensino de Ciências Naturais