Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS RURAIS EM CUNDINAMARCA- COLÔMBIA (1950-1970)
Nataly Ginnette Rojas Pinzon, Nilce Vieira Campos Ferreira

Última alteração: 01-10-19

Resumo


A investigação "Formação de professoras rurais em Cundinamarca-Colômbia (1950-1970)", realizada no grupo de Pesquisa e Estudos em História da Educação, Instituições e Gênero – GPHEG, tem como objetivo aprofundar sobre o contexto rural da Colômbia e, a partir disso, analisar como foram formadas as escolas normais rurais colombianas, os modelos de formação docente utilizados, bem como as legislações implementadas nesse período na Colômbia, mais especificamente em Cundinamarca, de modo a analisar as transformações vivenciadas no país e nessas escolas normais rurais. Para conhecer as transformações educacionais colombianas e o processo de formação das professoras rurais em Cundinamarca, este trabalho tem como fontes documentais as memórias dos ministros da educação da Colômbia, no período compreendido entre os anos de 1950 até 1970. Desse modo, a pesquisa encontra fundamentos a partir de a missão rural realizado sob as orientações do departamento Nacional de Planejamento da Colômbia. As memórias produzidas pelos ministros da educação são um referente histórico e nelas podemos identificar, entre outras possíveis categorias de análises: o surgimento das escolas rurais a partir dos fatos históricos; os modelos e currículos de formação; as diferenças entre escolas normais rurais e urbanas; a organização de ensino para as professoras rurais. Isso pode permitir que ao proceder a uma análise mais acurada seja possível contrapor mudanças, avanços, retrocessos e problemáticas referentes ao modelo de educação colombiano, bem como fatores econômicos, políticos, sociais e culturais que influenciaram a educação na Cundinamarca no período. Destacamos que a formação de professoras rurais cundinamarquesas encontrava-se diretamente relacionada com os contextos socioculturais, bem como as experiências e mudanças institucionais influenciaram o processo de formação de professoras normalistas rurais colombianas.


Palavras-chave


Professoras Rurais. Educação rural. Escolas Rurais na Colômbia.