Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Unidades de Ensino Potencialmente Significativas como facilitadores da Popularização da Física Ambiental e Teoria da Complexidade
Admilson Junior Leite

Última alteração: 10-10-19

Resumo


A discussão acerca da preservação ambiental, bem como sobre as mudanças climáticas vem ganhando importância na atualidade. Debates sobre a influência e as consequências da ação humana são o alvo de estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) e seus resultados mostram que é necessário um novo modo de agir e pensar de forma a combater as consequências das mudanças climáticas. Tentar entender como as dinâmicas ambientais se dão mostra-se salutar como forma de participação ativa de todos os cidadãos nas discussões que vêm ocorrendo, tanto na área política, quanto na área científica. Mas esse processo deve ser significativo, onde os novos conhecimentos deve se ancorar em conhecimentos prévios e, se estes não existirem, apresentá-los previamente, de modo que os mesmos façam sentido dentro do conhecer da população. Ainda, que esses novos conhecimentos sejam agentes de transformação social dessas pessoas. Fortalecer a discussão tanto no Ensino Médio, junto aos alunos, quanto no Ensino Superior, na formação de professores surge como uma proposta de popularização do tema, e as UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas) como um caminho para que se atinja esse objetivo, já que trata-se de um recurso de ensino que envolve a Aprendizagem Significativa de Ausubel, a Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira e propicia a possibilidade de aliar debate, leitura de reportagens, livros e artigos, apreciação de filmes, reportagens e documentários, bem como a construção de produtos educacionais e sociais, de modo a difundir o tema entre a comunidade escolar e acadêmica. Assim, espera-se que os alunos, ao final, entendam mais sobre o assunto e possam, sozinhos ou em grupo, criar ações que possam conscientizar sua comunidade, de forma a mudar o status do conhecimento de seu grupo quanto às mudanças ambientais e climáticas, aumentando o interesse pelo tema, bem como pela ciência, inovação e seus desdobramentos.



Palavras-chave


Popularização da Ciência; Física Ambienta; Teoria da Complexidade