Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO A HISTÓRIA E CULTURA CHIQUITANA ATRAVÉS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Crisller Cristina Soares Carioca

Última alteração: 01-10-19

Resumo


O ato de brincar vem desde a origem do pensamento que é vivenciada pela criança, é por meio desse brincar que as crianças se desenvolvem, descobrem o mundo, se comunicam e insere no mundo social. A criança indígena ao brincar, desempenha papel adulto uma vez que suas brincadeiras estão relacionadas as atividades ao qual irá desempenhar na vida adulta, ao brincar as crianças indígenas estão incorporando os valores sociais e morais da sua cultura. Sabendo que a ludicidade é um dos componentes da Educação Física e que esta disciplina tem por função proporcionar o desenvolvimento das crianças por meio de atividades lúdicas é de grande relevância compreender como as crianças indígenas e ainda como esse ato de brincar pode contribuir significativamente para as aulas desta disciplina. Desse modo esta pesquisa tem por objetivo investigar as diversas formas do brincar da comunidade indígena Chiquitana e consequentemente sua história e cultura, buscando encontrar meios para instigar sua prática dentro das aulas de Educação Física como instrumentos de disseminação da história e cultura indígena e para o desenvolvimento social e cultural dos alunos. Para realização desta pesquisa optamos por realizar uma Pesquisa-Ação ao qual é realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo onde tanto os participantes quanto os pesquisadores estão envolvidos de modo operativo ou participativo. Para realização desta pesquisa usaremos como instrumentos de pesquisa, observação e entrevista. A pesquisa terá como lócus a Comunidades Indígena Chiquitana e os alunos do 7º Ano A da Escola Estadual Professor Natalino Ferreira Mendes localizados na Região da cidade de Cáceres-MT.  Esperamos ao final desta pesquisa contribuir com para a disseminação da Cultura Indígena Chiquitana, e como esta cultura poderiam ser trabalhadas pedagogicamente na escola através da disciplina de Educação Física, considerando que esses conhecimentos possibilitam a expressão individual e coletiva do aluno, uma vez ele exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. Sendo assim, uma excelente fonte de comunicação e de criação informada nas culturas.

Palavras-chave


Cultura Chiquitana.Educação Física. Escola.