Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Crianças e Mídias Digitais: Cultura e Conhecimento
Gracielly Soares Gomes, Benedito Dielcio Moreira

Última alteração: 12-10-19

Resumo


As mídias digitais compõem várias dimensões da vida contemporânea e integra a cultura lúdica construída pelas crianças dessa geração caracterizada pela simultaneidade de ações midiáticas na realização de suas atividades escolares e não escolares. A educação tem nessa relação um desafio ao considerar essas práticas midiáticas opostas aos objetivos e métodos de ensino escolares. Propõe-se a identificar e compreender como as práticas e modos de uso das mídias digitais entre os alunos do 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental configuram-se como interativos e criativos no sentido de valorização do aprendizado escolar e do conhecimento. Por meio de uma discussão teórica e com o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se em duas escolas, uma pública e outra privada, localizadas em Cuiabá, Mato Grosso, observação em sala de aula, entrevistas com professores e coordenadores, aplicação de questionários semiestruturados e formação de Grupos de Discussões com os alunos. O estudo buscou conhecer as preferências dos alunos quanto à criatividade, ludicidade e ao uso das mídias digitais no espaço escolar e em momentos de socialização fora da escola; bem como posicionamentos dos professores nesse aspecto. Foram identificadas as práticas desses alunos no uso das mídias digitais, a dinâmica vivenciada em sala de aula, na presença e na ausência das mídias digitais, e as justificativas de alunos e professores quanto ao uso dessas ferramentas no ambiente escolar. Conclui-se que as mídias digitais ainda são reguladas no espaço escolar, e o uso é feito como recurso auxiliar ao processo de ensino, com o objetivo de tornar as aulas menos maçantes.


Palavras-chave


Mídias digitais; cultura lúdica; criatividade; infância; educação.