Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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O Jardim Sensorial como espaço de aprendizagem para o ensino de ciências naturais e biologia
Flavia Karolina Pereira Barreto Bettiol, Débora E. Pedrotti Mansilla

Última alteração: 17-10-19

Resumo


No tocante ao ensino de ciências naturais e biologia, é importante a atualização e sensibilização em relação à temas que envolvam as abordagens do ensino de ciências naturais e biologia, englobando discussões sobre educação ambiental e educação inclusiva. Assim como propor instrumentos que possibilitem  o ensino de botânica, por exemplo, que muitas vezes são pouco trabalhados ou não compreendidos pelos alunos, pois necessitam de uma maior instrumentação. O presente estudo tem como objetivo avaliar como Jardim Sensorial da UFMT pode ser utilizado como espaço de aprendizagem para o ensino de ciências naturais e biologia. Se trata de uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo participante, pois esta pesquisa proporciona maior envolvimento do pesquisador e prevê uma aproximação entre sujeito e objeto. Para a coleta de dados foram propostas aula de campo ao jardim sensorial da UFMT, onde as experiências dos participantes serão base para a produção do produto educacional. A pesquisa está em desenvolvimento e já foi realizado a aplicação de questionários semiestruturados, e a resposta dos mesmos serão analisados com base na análise de conteúdo, que possibilita a categorização, descrição e interpretação dos dados. Como resultados e parte da pesquisa, está sendo elaborado um produto educacional em forma de sequência didática, que poderá ser utilizado por professores e alunos da educação básica. Por meio dos resultados da presente pesquisa pretende-se sistematizar o significado pedagógico do Jardim Sensorial da UFMT e sua contribuição ao ensino de ciências naturais e biologia, considerando que o mesmo é um espaço de aprendizagem significativa para estudantes e professores, além da disponibilização do produto educacional que possa servir de orientação a estes.

Palavras-chave


jardim sensorial, ensino de ciências naturais, sequencia didática.