Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Revestimento interno de carroceria de caminhão no transporte rodoviário de grãos
Pedro Silvério Xavier Pereira, Aloisio Bianchini

Última alteração: 06-10-19

Resumo


As perdas de grãos no transporte rodoviário ocorrem de forma generalizada nos veículos de carga, devido principalmente, às péssimas condições das rodovias que propiciam uma elevada trepidação dos caminhões e de sua carga, fazendo com que os grãos se direcionem para as bordas da carroceria, que por não possuir a vedação correta, são derramados por toda a extensão das rodovias. A pesquisa teve como objetivo avaliar o revestimento interno da carroceria de caminhões bitrem durante o transporte rodoviário de milho no Mato Grosso. O revestimento interno do caminhão começou a ser desenvolvido em Sorriso-MT no mês de outubro de 2015. Utilizou-se um revestimento de Polipropileno derivado do petróleo, cuja finalidade é revestir a carroceria dos caminhões graneleiros. O trabalho foi realizado com um caminhão bitrem para a instalação do revestimento interno. Após a instalação foi realizado o acompanhamento dos pesos da saída (Sorriso-MT) até o destino (Terminal da Rumo ALL em Rondonópolis-MT). O revestimento foi adquirido sob medida, a instalação e fixação das fitas de cola foram no mesmo sentido do escoamento da carga. Realizou-se a avaliação de setenta cargas transportadas, sendo trinta e cinco cargas com o revestimento interno e trinta e cinco sem o revestimento interno. Observou-se que as cargas não envelopadas apresentaram perda de 2960 kg de grãos de milho, e as envelopadas perda de apenas 540 kg. A tecnologia aplicada mostrou-se eficaz na redução das perdas no transporte rodoviário.

Palavras-chave


Revestimento; grãos de milho; perdas.