Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC: DINÂMICAS E PROCESSOS EM DUAS ESCOLAS EM ARIPUANÃ/MT
Rogéria Rosária Parra Merino de Macêdo

Última alteração: 01-10-19

Resumo


As indagações e inquietações em relação à implementação, no interior do espaço escolar, da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) homologada em 2017, são fios condutores para a construção desta pesquisa. Dentro deste cenário o projeto tem como proposta refletir sobre a BNCC, assim como, voltar o olhar sobre a concretização desta no interior da Escola Estadual Professora Elidio Murcelli Filho e da Escola Municipal Professor Escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi, ambas localizadas no município de Aripuanã – MT. Os pressupostos argumentativos serão construídos no intuito de estabelecer um diálogo entre ações práticas do cotidiano escolar (considerando sua imprevisibilidade) e a concretização que norteia a implementação da BNCC nas escolas observadas, já que, apesar de homologada e em processo de efetivação, a base ainda encontra resistência e tem sua viabilidade questionada por profissionais da educação, como foi constatado em nossa experiência na gestão e na docência da Educação Básica da Rede Estadual e Municipal de Ensino de Aripuanã-Mato Grosso. Os questionamentos permearão os seguintes vieses: Como se implementará esta reforma no interior da escola? Quais contradições são observadas entre os cotidianos escolares e a implementação da BNCC? Qual é a percepção dos alunos e dos pais sobre a implementação da base? Quais estratégias as escolas empreendem no sentido de se implementar a base? Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo compreender a dinâmica, as complexidades e as apropriações das escolas ao implementar suas ações  permeadas pelos preceitos da BNCC. A pesquisa terá como horizonte a dimensão qualitativa, os apontamentos serão articulados a partir de leituras e revisão bibliográfica e os dados coletados a partir de observação participante, constituirão os sujeitos da pesquisa, a pesquisadora, professores, gestores, pais e alunos.


Palavras-chave


BNCC, Educação; Implementação de Reforma Educacional