Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Youtubers na televisão: O que pensam jovens seguidores
TANIA MARA RAUBER

Última alteração: 12-10-19

Resumo


Nos últimos anos, youtubers de sucesso apareceram de forma recorrente à frente de quadros e até de programas televisivos. O cenário demonstra que a tevê busca incorporar um sistema alternativo, que tem feito sucesso na rede, principalmente entre os jovens, e assim atrair este mesmo público. Notamos, portanto, que este processo não se consolidou e não houve a fidelização de youtubers na programação televisiva. Propomos investigar qual a opinião de jovens seguidores quanto a atuação dos ídolos da rede em programas de tevê. Eles concordam? Preferem o youtuber na plataforma ou na televisão? Por meio de estudo de bibliografia especializada, questionário e observação exploratória, e uso de metodologia quali-quantitativa, procedemos os trabalhos de campo. Aplicamos questionário online e realizamos um grupo de discussão para debater sobre a presença do youtuber na tevê e no YouTube. Tanto no questionário online quanto no grupo de discussão, os respondentes evidenciam a preferência pela performance do youtuber na internet. Há um entendimento entre os jovens participantes dessa pesquisa de que, na web, os profissionais têm liberdade na construção do discurso, sem limitações de tempo e interferência de outras pessoas, ao contrário do que ocorre na televisão. Mesmo assim, consideram a presença dos ídolos na televisão como algo natural e que pode trazer benefícios para os profissionais, como o aumento da visibilidade e monetização. Porém, esta estratégia não é vista como algo de grande impacto seja na audiência na televisão, no próprio YouTube, ou na relação de fã e ídolo. Os respondentes consideram esse processo ainda moroso, sem mudanças significativas, ou seja, houve uma tentativa da televisão em diversificar suas celebridades e produtos, sem grandes investimentos. Talvez por esse motivo não houve a fidelização de youtubers na televisão. As discussões ainda apontaram para três importantes questões, que merecem uma melhor atenção e podem se tornar objeto de futuras pesquisas: o modelo de gente como a gente no novo formato do audiovisual, a ideia de concorrência como garantidor de qualidade, a força residual da TV e a crença em seu poder alavancador de fama e dinheiro.

 

Palavras-chave:


Palavras-chave


Youtubers, Televisão, Cultural