Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
APRENDER HISTÓRIA EM PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA: O JOGO ELETRÔNICO E A POSSIBILIDADE DE ENVOLVIMENTO COM AS COISAS DO MUNDO.
Rafael Reinaldo Freitas

Última alteração: 07-10-19

Resumo


Inserido no campo de investigação da Educação Histórica, este trabalho busca compreender a aprendizagem histórica como fenômeno marcado por momentos oriundos da cultura de sentido e da cultura de presença. Diz -se isso ao observar, em estudo piloto, uma sessão de jogos eletrônicos com teor autobiográfico, tomando como fonte o momento de jogar de um jovem estudante do ensino médio. Sob a perspectiva da fenomenologia heideggeriana, pode-se desvelar um instante de simultaneidade que afetará fortemente a significação histórica dada à narrativa do jogo, bem como o tipo de orientação temporal porvindoura.


Palavras-chave


Aprendizagem histórica, cultura de presença, cultura de sentido