Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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A Educação Física no nono ano: a construção de uma unidade didática
Ana Paula Oliveira Freitas, José Tarcísio Grunennvaldt

Última alteração: 09-10-19

Resumo


Trata-se de uma pesquisa-ação ainda em fase de análise de dados, apresentada como requisito para a Qualificação no Mestrado Profissional em Educação Física, polo UFMT. A pesquisa leva em consideração toda a trajetória percorrida durante o mestrado, bem como a trajetória profissional da pesquisadora enquanto professora. Tem como tema “A Educação Física no nono ano: a construção de uma unidade didática”, e seu objetivo principal é elaborar e implementar aulas de Educação Física no nono ano, para além dos aspectos procedimentais ou do saber fazer, e identificar como vem se dando a aprendizagem dos alunos nesse contexto. A pesquisa-ação acontece em um Centro Municipal de Educação Básica, em um bairro periférico, na cidade de Barra do Garças – MT, na turma do nono ano A. A partir do planejamento com o professor da turma, a professora pesquisadora desenvolveu diferentes atividades pedagógicas com os alunos, utilizando alguns instrumentos de pesquisa, como o questionário, a entrevista, a roda de conversa gravada e o diário de campo. Uma análise parcial demostra que os alunos vêm construindo saberes e significados sobre a Educação Física, seus conteúdos e objetivos, mas que, nem sempre esses saberes aprendidos são fáceis de serem identificados, precisando uma análise mais profunda, pois nos parece que quanto mais expresso pelo corpo o saber, mais difícil sua expressão verbal ou escrita. Continuamos com a pesquisa, pois buscamos tratar os conteúdos de maneira procedimental, atitudinal e conceitual, entendendo assim que o trabalho pedagógico surtirá efeitos positivos, trazendo novos saberes e significados para os alunos e legitimando nossa prática pedagógica.

 


Palavras-chave


Educação Física. Aprendizagem significativa. Conteúdos.