Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO: UM ESTUDO SOBRE OS CONHECIMENTOS DE COMO ENSINAR PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS
Raquel Lima Silva

Última alteração: 01-10-19

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo analisar o que denotam os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática no estado de Mato Grosso de como tem sido a proposta de formação inicial dos professores acerca dos conhecimentos de como ensinar. Visto que, o interesse pelos PPC das Licenciaturas em Matemática surgiu a partir dos resultados compartilhados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), os quais apontaram índices alarmantes sobre a aprendizagem dos alunos na educação básica, principalmente na área da matemática; e, igualmente, pelo fato dos PPC representarem um documento de orientação para a formação de profissionais que terão grande influência na aprendizagem dos alunos da educação básica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a qualitativa, embasada em Bogdan e Biklen (1994), somando-se também à análise documental, segundo Ludke e André (2013), Gil (2002) e Bardin (2011). Haja vista que, teoricamente, os dois primeiros capítulos apresentam discussões sobre a formação de profissionais da educação no país, ou seja, influências, aspectos e caracterização, embasados, principalmente, em Saviani (2005; 2009), Curi (2000), Leite (2016), Gatti (2014), Tardif (2002), Aranha e Souza (2013) e Pires (2000); o segundo capítulo, denota a construção dos conhecimentos de como ensinar a partir do que é exposto por Shulman (2014), Gauthier et. al. (2013), Tardif (2002) e Pimenta (2008). Assim, fizemos uma análise criteriosa sobre os documentos identificados de acordo com o levantamento e os dividimos em três eixos: o primeiro, realizamos a identificação das orientações no conjunto de documentos oficiais acerca dos conhecimentos de como ensinar para a formação de professores no país, que apontaram um campo rico de orientações direcionadas às Instituições, as quais buscamos organizar para esta pesquisa. Para o segundo eixo, verificamos de acordo com cada instituição um total de nove PPC sendo que, alguns demonstraram a necessidade de atualização mediante seu ano de implementação, sendo alguns deles implementados cerca de dez anos atrás. No terceiro e último eixo, com base na análise do conjunto de documentos oficiais e os PPC, tivemos por proposta final, apresentar um perfil de formação inicial dos professores de matemática que atuarão na educação básica do estado mato-grossense.

Palavras-chave


Conhecimentos de como ensinar; Projetos Pedagógicos de Cursos; Educação Matemática