Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM OS ESTUDANTES DO SÉTIMO ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL PASCOAL MOREIRA CABRAL
Manuel Alejandro Varela, Sílvia Fernanda Cantóia

Última alteração: 10-10-19

Resumo


A dinâmica global influenciou o comportamento humano, na atualidade as pessoas trabalham cada vez mais pela preservação da natureza, de modo que a educação vem sendo promovida como uma forma socializadora que permite viver em harmonia e viver como seres sábios sem alterar o equilíbrio entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.

Este projeto tem como porprósito analisar o trabalho de campo como estratégia pedagógica com os estudantes do sétimo ano de ensino fundamental da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral na cidade de Cuiabá, MT.

A pesquisa analisa algumas categorias importantes como, educação ambiental, escola, trabalho de campo, bacia hidrográfica, e as relações existentes com a disciplina de geografia, e seus elementos que estão presentes em seu ensino.

Propõe-se desenvolver a pesquisa com o método que parte da premissa da crítica social com forte caráter reflexivo, o conhecimento é sempre construído por interesses que partem das necessidades dos grupos, busca a autonomia racional e libertadora do ser humano que é alcançado através da organização de vários sujeitos para participação e transformação social, que permite a experimentação e análise de causa-efeito e uma compreensão da realidade objetiva, generalizando os resultados de um contexto de ação.

A educação ambiental é parte fundamental da pesquisa, pois fortalecerá o prcesso de ensino aprendizagem com os alunos da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral mediado com o trabalho de campo no Córrego do Gambá.

No caso da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, pretende-se identificar qual é oa processo de ensino para verificar se a educação ambiental é aplicada no ambiente educacional, e compreender a dinâmica do ser humano no ambiente a partir de uma abordagem para uma parte dos alunos da instituição.

Como objetivo geral da investigação é proposto analisar:

O uso do trabalho de campo como estratégia pedagógica através da educação ambiental em alunos de sétimo ano de ensino fundamental da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral.

Como objetivos específicos:

Diagnosticar o uso do trabalho de campo como estratégia pedagógica para abordar as questões ambientais.

Indagar sobre o conhecimento ambiental nos alunos relacionado com a bacia do córrego do Gambá.

Estabelecer o uso das práticas de campo como estratégia pedagógica nos alunos da escola Estadual Pascoal Moreira Cabral.

Organizar trabalho de campo para conhecimento da realidade ambiental do córrego do Gambá.


Palavras-chave


Ensino da geografia, educação ambiental, trabalho de campo.