Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Efeito da suplementação com probióticos associado ao exercício físico sobre a constipação intestinal em mulheres universitárias: estudo duplo-cego randomizado
Michelle Jalousie Kommers, Waleria Christiane Rezende Fett, Carlos Alexandre Fett

Última alteração: 09-10-19

Resumo


Introdução: A constipação intestinal (CI) é caracterizada pela defecação insatisfatória, infrequência, sintoma de evacuação incompleta ou dificuldade na passagem das fezes. Ocorre frequentemente em mulheres impactando na qualidade de vida. O sedentarismo e ingesta insuficiente de fibras alimentares e líquidos são atribuídos ao desenvolvimento da CI.

Objetivo: Analisar o efeito da terapia com o probiótico contendo 2 gêneros e 5 espécies de bactérias versus placebo associado ao exercício físico sobre a constipação intestinal em mulheres universitárias.

Métodos: Ensaio clínico de tratamento duplo-cego e randomizado controlado, com quatro braços, sendo grupo experimental probiótico, grupo experimental probiótico+exercício físico, grupo controle placebo e grupo controle placebo+exercício físico. Serão selecionadas mulheres universitárias de 20 a 40 anos de idade diagnosticadas pelo médico do Hospital Universitário Júlio Müller sofrer de constipação intestinal que utilizará os critérios de Roma III além de sua avaliação e conduta que julgar necessário. A intervenção ocorrerá durante 60 dias e aplicar-se-ão os questionários sociodemográfico, Escala de avaliação da constipação, Escala de Bristol, Questionário Avaliação da Qualidade de Vida do Paciente com Constipação e Questionário Internacional de Atividade Física e medidas antropométricas. Ainda, será realizada análise bioquímica do sangue e molecular das fezes. Na análise estatística será utilizado o teste de Shapiro-Wilk, de Mann-Whitney e o teste t de student pareado e se calculará a estimativa do efeito de tratamento com risco relativo, redução absoluta do risco, redução relativa do risco, número necessário para tratar e odds ratio.

Resultados esperados: Espera-se que o grupo experimental probiótico+exercício físico seja mais efetivo na minimização dos sintomas físicos da constipação e na melhora da qualidade de vida em relação ao grupo controle.

Registro de ensaio:

UTN: U1111-1196-9502

Url do registro (trial url): http://www.ensaiosclinicos.gov.br/rg/RBR-5hnk3r/
Numero de Registro: RBR-5hnk3r.

Data de aprovação: 24/08/2017.


Palavras-chave


Obstipação, suplemento alimentar, qualidade de vida, atividade física.