Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Um estudo sobre a condição de produção de leitura de Professoras Alfabetizadoras, em Diamantino-MT.
Rosirene Bento Rocha, BÁRBARA CORTELLA PEREIRA DE OLIVEIRA

Última alteração: 01-10-19

Resumo


Com o objetivo de compreender a perspectiva da formação leitora de professores alfabetizadores apresentam-se, neste texto, resultados preliminares de pesquisa de mestrado vinculado à linha “Culturas escolares e linguagens”(PPGE/UFMT) e ao Grupo de Estudo e Pesquisa “Linguagem oral, leitura e escrita na Infância (GEPLOLEI/UFMT) tendo em vista a problematização das condições e o que move as professoras nessa produção; as reais condições de produção do sujeito leitor e as formações discursivas e imaginárias nas quais ele se inscreve; e as competências interpretativas de cada sujeito-leitor. Diante dessa problemática, buscou-se analisar as possibilidades discursivas através das narrativas de formação das professoras alfabetizadoras de uma Escola Estadual, em Diamantino – MT, ancorando-se também na metodologia de pesquisa colaborativa. Para a realização desse trabalho busca-se suportes teóricos nas bibliografias especializadas sobre o desenvolvimento das habilidades de leitura, preconizados em documentos oficiais, entre outros críticos do assunto. Considerando o fato de como a leitura é produzida, é de suma importância também se atentar para as condições em que estas são produzidas. Definidas por conhecimentos que revelam experiências, fatos esses que interferem na subjetividade do leitor (PCNs, 2006).diante disso, Faz- se necessário então,um recorte nas abordagens discursivas, conforme Orlandi (2001):as condições de produção se dão em dois contextos distintos: “circunstâncias de enunciação ou contexto imediato”, mesclando com as palavras de Kleiman (2002), pois afirma que produção de leitura “trata-se da dimensão interacional, entre autor e leitor, a partir de uma base textual sobre a qual o leitor se apoia, e que se constitui na materialização de significados e intenções por via de texto escrito”. Nesse texto, apresentam-se os resultados da revisão da bibliografia especializada sobre a temática em destaque que indica para a necessidade de investigações mais aprofundadas sobre essa temática no estado de Mato Grosso

Palavras-chave: Condição de produção de leitura. Professoras Alfabetizadoras. Formação imaginária e discursiva


Palavras-chave


Condição de produção de leitura. Professoras Alfabetizadoras. Formação imaginária e discursiva