Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Esporte de Invasão: inovações para o ensino do Futsal no ensino fundamental
Eduardo Silva dos Santos, Ana Carrilho Grunenvaldt

Última alteração: 09-10-19

Resumo


A escolarização do Esporte no Brasil, no que diz respeito ao sentido e significado, teve, pelo menos, dois momentos distintos: inicialmente, com a adoção do Método Desportivo Generalizado, era utilizado como um meio educativo para contribuir com a educação física e moral dos alunos. Posteriormente, caracterizou-se pela esportivização da Educação Física escolar, tendo com finalidade fomentar a descoberta de novos talentos esportivos. Após muita crítica, principalmente ao modelo esportivista, surgiu o movimento renovador da educação física que se tornou um marco referencial teórico para a área, mas que ainda não se materializou na realidade escolar. Nesse contexto, por não haver um direcionamento metodológico concreto de como ensinar os saberes corporais do esporte na escola, se percebeu o surgimento de abordagens recreativas ou mesmo sem intencionalidade pedagógica. Partindo desse cenário, esse trabalho tem o objetivo de investigar a possibilidade de um novo trato pedagógico para ensino do esporte de invasão nas aulas de educação física escolar, através da implementação das proposições defendidas pelas novas tendências da Pedagogia do Esporte, que defendem o ensino dos saberes corporais a partir das características comuns relacionadas a sua lógica interna. Nesse trabalho será implementada uma unidade didática para ensino do Futsal, nas séries finais do ensino fundamental, fundamentada na Pedagogia das Intenções Táticas, que visa possibilitar a compreensão e a tomada de decisão consciente dos alunos frente as diversas situações-problemas propostas pelas diferentes unidades funcionais dos jogos condicionados.


Palavras-chave


Pedagogia do Esporte; Intenções táticas; Jogos Condicionados.