Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DAS LEIS DE NEWTON
Marilene-1 Almeida Oliveira, Carlos-2 Manoel sanchés Tasayco

Última alteração: 18-10-19

Resumo


 

Esta produção visa apresentar a proposta de ensinar Física no Ensino Médio que consiste em uma Sequência Didática sobre as Leis de Newton a partir da construção de um produto pedagógico, a catapulta.  O objetivo desta pesquisa é investigar, elaborar, experimentar e avaliar o funcionamento dessa arma medieval para o ensino e aprendizagem das Leis de Newton: Inércia, Princípio Fundamental da Dinâmica e Ação e Reação por meio da produção de um Material Instrucional. O procedimento teórico-metodológico deste estudo parte do referencial da teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e demais pesquisadores do ensino de Física, como Novak e Gowin (1999), Moreira e Masini (1982) e Moreira (2011) que aliam os estudos dos fenômenos naturais ao processo cognitivo dos alunos em conexão com fundamentos educacionais da produção didática de ensino sequencial - Sequência Didática, estudada por Zabala (1998). A sequência didática será aplica na Escola Estadual 13 de Maio, localizada no município de Tangará da Serra no estado de Mato Grosso, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Nesta perspectiva, esperamos que este dissertativo tenha como resultado a produção de estratégias facilitadoras para o ensino de Física, considerando a produção do material potencialmente significativo, mapa conceitual e o produto (catapulta) como etapas da Sequência Didática. Além de sua contribuição para desmitificação da ciência, pois, o ensino diferenciado das Leis de Newton pode levar alunos e professores à experimentação teórica e prática de saberes dos fenômenos naturais e sua relação com o cotidiano escolar.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Leis de Newton, Sequência Didática

 


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa, Leis de Newton, Sequência Didática