Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Metodologia da problematização: sua implementação nas aulas de Educação Física
Patrícia Fernanda de Souza Germano, Evando Carlos Moreira

Última alteração: 09-10-19

Resumo


No processo educativo, ao professor deve estar claro que cabe a ele, primordialmente, a condução do processo de ensino e aprendizagem, sendo assim, lança mão de metodologias de ensino.  O professor e os estudantes devem realizar um conjunto de ações para atingir objetivos gerais e específicos com base em concepções sociopolíticas e pedagógicas da educação. A partir de então, surgiu o seguinte questionamento: como fomentar nas aulas de Educação Física a participação ativa dos estudantes e a postura mediadora do professor?  Deste modo,  o presente resumo trata da dissertação com nome homônimo ao seu título, que tem por objetivo implementar e analisar a Metodologia da Problematização com base no método do Arco de Charles Maguerez nas aulas de Educação Física nas turmas de 6º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Cuiabá, MT, afim de identificar as possibilidades de implementação dessa metodologia como orientadora dos procedimentos didático-pedagógicos para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas desse componente curricular, tomando como referência  as etapas do método do arco de Charles Maguerez, à saber: Observação da Realidade; Levantamento dos Pontos-chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à realidade; em que o professor assume papel de mediador e o estudante é o centro de todo o processo. Isto posto, este estudo empírico será guiado pela abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo etnográfica no contexto escolar, tendo como o universo uma escola municipal de Cuiabá-MT em que a pesquisadora é professora regente e, como colaboradores os estudantes de três turmas de sextos anos.  Assim sendo, serão utilizados como instrumentos de coleta de dados o caderno de campo da professora, diário de bordo dos estudantes e a avaliação interpares. Para tratarmos as informações serão utilizados procedimentos de análise qualitativa do tipo descritiva. Esta pesquisa está em fase de coleta de dados e será finalizada em dezembro de 2019.



Palavras-chave


Educação Física; Metodologias Ativas; Método do arco de Charles Maguerez.