Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
CULTURA CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA: HITORIOGRAFIA DA CIÊNCIA NO BRASIL E UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO NO FACEBOOK.
Leonardo Afonso Roberto

Última alteração: 15-10-19

Resumo


A pesquisa em questão procura abordar a história da ciência brasileira e a atual condição da cultura científica para pensar em divulgação científica dentro do ciberespaço, por meio de um experimento comunicacional no Facebook. O objeto comunicacional a ser estudado é a experiência de compartilhamento do programa televisivo "Programa de Índio", produzido pela TV Universitária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) na década de 90, editado e compartilhado na página do Núcleo de Estudos TecnoÍndia no Facebook, entre julho e dezembro de 2017. Procurando dar sustentação ao momento histórico em que a experiência de divulgação do programa ocorre, a primeira parte deste trabalho volta-se para a história da ciência no Brasil, dando destaque aos diferentes períodos de desenvolvimento da ciência nacional, surgimento das principais instituições e personagens importantes nesse percurso. Em meio a isso, será contextualizada a criação da Universidade Federal do Mato Grosso, do Núcleo de Estudos Tecnoíndia, do “Programa de Índio” e do momento em que a experiência de divulgação é desenvolvida. Com base nos principais pontos históricos e descrição do processo de adaptação do conteúdo produzido pala TV Universidade para a página do Facebook, será trabalhado o conceito de cultura científica a partir de cinco autores: Miguel Ozorio de Almeida, Anísio Teixeira, Maurício Rocha e Silva, Darcy Ribeiro e Carlos Vogt. O conceito de curadoria digital, então, será exposto ao pensarmos no processo de construção das estratégias de comunicação digital para o referido conteúdo. Por fim, o desempenho da experiência comunicacional será divulgado, por meio de dados quantitativos, para a reflexão acerca da viabilidade das redes sociais como ferramentas para a efetiva divulgação da ciência e sua atual condição na cultura contemporânea. Proponho que, para se empreender uma divulgação efetiva do material produzido dentro de instituições científicas, a história da ciência e a cultura científica no Brasil devem ser compreendidas. É esperado, portanto, a compreensão do caminho que constituiu a ciência nacional e a reflexão sobre estratégias de divulgação contemporâneas nas mídias sociais.

Palavras-chave


Ciência; Redes Sociais; Facebook; TecnoÍndia; Programa de Índio.