Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS PERFORMATIVAS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO A PARTIR DO MEU CORPO NEGRO
Everton Santos de Brito

Última alteração: 10-10-19

Resumo


O processo de criação e sua correlação com a dramaturgia do ator na performance O Negro é o tema desta pesquisa.  O Negro compõe o espetáculo Carne: uma narrativa sobre a memória produção da Solta Cia de Teatro de Cuiabá Mato Grosso, que trata da opressão e questões raciais. Desenvolvo um estudo cartográfico das experiências performativas do meu corpo negro e seus possíveis desdobramentos do relato de si mesmo na produção artística. A experiência no teatro e na performance, por se valerem muitas vezes do corpo como a principal ferramenta de criação e trabalho, possibilitam desvios para práticas emancipatórias, onde o artista encontra espaço e ressonância para proposições que questionem as frequências mortificadas pelos processos de disciplinarização e normatização da vida. Olhar o corpo negro no espetáculo, construindo um diálogo entre as vivências que retratam a resistência e resignação humana, por meio de ditaduras e opressões históricas, ancorado pela autobiografia, pelo autorretrato verbal, autoescrituras performativas, por descrições documentais autorais, por meio de vozes distintas em épocas e cenários dessemelhantes se faz necessário para refletir as possibilidades de pensar o corpo negro na cena teatral contemporânea. Pensando a diversidade de corpos e as formas de viver o mundo é que se propõem uma investigação acerca dos corpos que estão à margem da norma, os corpos vistos como “minorias”, subalternos e estigmatizados. A questão inicial que direciona a pesquisa é entender no corpo a dramaturgia do ator-criador, os desvios de seu corpo e do seu entorno e como essa reflexão se desdobra em processos de criação, olhando para os desvios do meu corpo, inicio uma busca pela a dramaturgia do corpo negro. Aprofundar o conhecimento sobre a experiencia do corpo negro no teatro e difundir a sua importância para as possibilidades da arte do ator possibilitará a produção de um material que possa ser partilhado com atores e atrizes interessados na investigação do ator como potência criativa, capaz de nutrir e gerar reflexão sobre o elemento essencial do teatro: o ator.


Palavras-chave


experiências performativas; corpo negro; cartografia