Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
MEMÓRIAS E APRENDIZAGENS DOS CORPOS EM FORMAÇÃO-AÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR RECREAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UFMT
Cleiton Jurandir Da Costa, Beleni Saléte Grando

Última alteração: 01-10-19

Resumo


Resumo: Ao passar por um processo de internação, o ser humano é distanciado de sua rotina familiar, de amigos, do trabalho, enfim, de sua realidade sociocultural e afetiva. Em Cuiabá, o Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso HUJM/UFMT, atendia pacientes com o Projeto de Extensão Sorria: Recreação hospitalar com pacientes jovens, adultos e idosos internados para reestabelecimento da saúde, criado com a inserção de uma professora de Educação Física na qual se integram semestralmente bolsistas acadêmicos da Faculdade de Educação Física UFMT, como um espaço-tempo de formação no contexto da recreação hospitalar, protagonizando novas possibilidades para o campo do conhecimento e da intervenção profissional da área. É este o contexto da pesquisa que buscaremos identificar e analisar os processos de formação-ação vivenciados na memória dos ex-bolsistas durante a sua permanência no Projeto de Extensão Sorria NAFIMES/UFMT vinculado à Faculdade de Educação Física FEF/UFMT, educa os corpos hospitalizados ao passo de compreender à medida que essa formação possibilita a diversidade no contexto diferenciado. A metodologia qualitativa permite analisar as questões de pesquisa de modo mais aberto, profundo, abrangente, e, sobretudo, leva à compreensão do fenômeno em sua complexidade (NUNES, 2004). Participarão dessa pesquisa os bolsistas acadêmicos da Educação Física UFMT com tempo mínimo de um ano de participação no projeto. Para apreensão dos dados utilizaremos a entrevista semiestruturada, os dados coletados serão analisados conforme a proposta operativa (MINAYO, 2006). Apesar de o referido trabalho encontrar-se ainda em fase de desenvolvimento, espera-se com ele alcançar os seguintes produtos: apresentação no Grupo de Pesquisa COEDUC/UFMT – Corpo, Educação e Cultura em 2019; publicação como artigo em um livro do Coeduc/UFMT, cujo tema será: Epistemologias dos corpos nas relações interculturais em 2019, e a composição do seu produto final à dissertação de mestrado. Espera-se também que este estudo, com sua eficácia e magnitude, possa constituir uma nova concepção do trabalho na área da Educação, pesquisa e formação-ação continuada de professores e professoras.



Palavras-chave


Educação Física. Recreação Hospitalar. Formação-ação Projeto Sorria.