Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Uma Abordagem Experimental para o Ensino do Calor Específico de Materiais
VADINEY RODRIGUES DE ALMEIDA

Última alteração: 18-10-19

Resumo


O professor da educação básica encontra diversas dificuldades para a realização de atividades experimentais dos conceitos de Física, desde a falta de uma estrutura física adequada na escola até a inexistência de orientação pedagógica adequada. Os livros didáticos do Ensino Médio trazem os conceitos físicos finalizados, com as constantes físicas tabeladas, que são transmitidos para os alunos sem nenhum contexto, sendo absorvido pelo estudante sem nenhum significado. Tal fato justifica o desenvolvimento do presente projeto, que tem como objetivo disponibilizar para o professor de Física um manual que traz um passo a passo para a montagem e utilização de um experimento, com materiais de fácil acesso e de baixo custo, para a determinação do calor específico da água. O objetivo é desenvolver um produto educacional que possibilite ao professor trabalhar com os alunos a relação entre o experimento e a teoria, mostrando que as equações e constantes físicas, encontradas nos livros didáticos, são a descrição de um fenomêno físico existente. Assim, possibitar-se-á  ao estudante uma aprendizagem em que seja possível a compreensão dos fenômenos físicos e das expressões matemáticas e constantes físicas presentes nos livros didáticos. Após seu desenvolvimento o produto educacional será aplicado em uma escola pública da rede estadual de ensino, com uma turma da segunda série do Ensino Médio, e seguirá uma Sequência de Ensino e Aprendizagem – TLS, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausbel.


Palavras-chave


Calor específico; Aprendizagem significativa; Atividade experimental.