Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Desenvolvimento profissional de professores experientes que ensinam matemática nos anos iniciais
Silmara Lopes da Costa Feitosa, Rute Cristina Domingos da Palma

Última alteração: 01-10-19

Resumo


O projeto de pesquisa desenvolvido no curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática tem como temática o desenvolvimento profissional de professores experientes que ensinam matemática nos anos iniciais e configura-se a partir do problema: Como os percursos de formação e os processos de ensinar e aprender matemática se manifestam nas narrativas de professores experientes dos anos iniciais ao tratarem de seu desenvolvimento profissional? O objetivo principal desta pesquisa é compreender como um grupo de professores experientes que ensinam matemática nos anos iniciais tem se desenvolvido profissionalmente. Definimos como objetivos específicos: descrever os processos formativos vivenciados pelos professores experientes em sua trajetória profissional; identificar experiências significativas, contextos e fontes de saberes que contribuíram para constituição de boas práticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais e evidenciar os dilemas, desafios e aprendizagens da docência de professores experientes que ensinam matemática nos anos iniciais. Os aportes teóricos que dão suporte a esta pesquisa se pautam nas discussões sobre a formação de professores e ciclo de desenvolvimento profissional a partir de Gatti (2010), Garcia (1999), Huberman (1995) Nóvoa (1995) e Imbernón (2009); na constituição profissional do professor que ensina matemática em Nacarato, Mengali e Passos (2009), acerca da experiência nos reportamos a Larrosa (2002),  e a respeito da matemática no contexto escolar nos respaldamos em D´Ambrosio (2012), Moura (2007, 2010) e Vygotski (2007). A investigação de cunho qualitativo pauta-se na pesquisa narrativa nos pressupostos de Clandinin e Connelly (2015). A pesquisa será desenvolvida em escolas da Rede Municipal de Educação de Várzea Grande – MT, com docentes que lecionem o Ciclo de Básico de Alfabetização Cidadã (CBAC) 1º ao 3º ano. Os participantes serão professores efetivos na educação da referida rede que atuam no ciclo de alfabetização com no mínimo 15 a 20 anos de experiência na carreira docente e que sejam egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. Destacamos que estamos em processo de produção de dados desta pesquisa.

 


Palavras-chave


matemática anos iniciais; professores experientes; desenvolvimento profissional.