Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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NARRATIVAS SINALIZADA:O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
Adriana Pereira Barbosa Pereira Barbosa, Simone de Jesus Padilha de Jesus Padilha

Última alteração: 07-10-19

Resumo


A pesquisa foi idealizada a partir de uma investigação empírica com sujeitos surdos residentes no município de Poxoréu/MT. O projeto de pesquisa configura-se primeiramente em um levantamento dos sujeitos surdos, ou seja, de todos os surdos deste município que estão matriculados na rede de ensino, também os evadidos e  aqueles surdos que nunca frequentaram o espaço escolar, em seguida, na observação e sistematização de uma proposta de ensino da Língua Brasileira de Sinais como língua materna para os sujeitos surdos que estão no estágio de aquisição tardia da Libras. Diante desta inquietação, que os surdos, de fato, são minorias e com realidade bastante peculiar nos municípios do interior, em que vivem em constante isolamento social e linguístico, o projeto propõe o ensino-aprendizado da Libras por meio da interação entre surdos e ouvintes. Sendo assim, a pesquisa será de campo, baseada nos princípios da pesquisa-ação, na qual o pesquisador elaborará matérias didáticos visuais, compostos de imagens, sinais em Libras e escrita da imagem (signo) em português, com o objetivo de ensinar da língua materna, Libras para os surdos, que são usuários de gestos emergentes/caseiros.  As aulas serão ministradas em uma escola que tem estudantes surdos matriculados, no período de seis meses, podendo ser estendidas em pesquisas futuras. O ensino da Libras se dará através do gênero textual narrativas pessoais, que lhes permitirão que assumam papel de protagonistas das suas histórias de vida. O projeto contará com a presença de duas surdas fluentes que contribuirão com a pesquisa, permitirá a interação com seus pares favorecendo o fortalecimento da cultura e identidade surda. O resultado esperado será a aquisição da Libras como língua materna dos sujeitos surdos, fortalecimento da cultura e a interação entre os pares, contribuindo para a identidade surda e assegurando ao cidadão surdo o direito linguístico. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de dissertação em fase inicial que integra o conjunto de pesquisas do Grupo Relendo Bakhtin e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMT.


Palavras-chave


Surdos; Libras; Língua materna.