Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: FORMAÇÃO DOCENTE EM CURSO DE FILOSOFIA DA UFMT
Jeniffer Regina Rodrigues de Lima, Candida Soares da Costa

Última alteração: 01-10-19

Resumo


O presente trabalho expões a dissertação de mestrado que encontra-se em andamento cujo título é Educação e Relações Étnico-Raciais: formação docente em curso de Filosofia da UFMT, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa Movimentos  Sociais, Política e Educação Popular, orientada pela Profa. Dra. Candida Soares da Costa, dentro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE). A pesquisa tem por objetivo o estudo das Relações Étnico-Raciais no contexto da formação docente do curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Busca problematizar as bases epistemológicas que fundamentam o currículo do curso de licenciatura, assim como identificar os quadros de humanidade nele presente. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Importante destacar que, como se trata de uma pesquisa em andamento, foram levantados os dados, porém, os mesmos ainda não foram trabalhados. A coleta de dados foi feita através da análise do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Filosofia, destacando as bases que fundamentam o curso e os quadros de humanidade, ou seja, os filósofos que são trabalhados nas disciplinas do curso.

Palavras-chave


EDUCAÇÃO; RELAÇÕES RACIAIS; FILOSOFIA; FORMAÇÃO DOCENTE.