Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Mapeamento Social dos saberes populares associados ao fogo nas comunidades rurais de São Jerônimo (Cuiabá,MT) e Água Fria (Chapada dos Guimarães,MT): impressões sobre a crise climática e o bem viver
Flavia Lopes Bertier, Regina Aparecida da Silva, Giseli Dalla Nora

Última alteração: 01-10-19

Resumo


O uso do fogo pelo ser humano remonta a milênios. No Cerrado mato-grossense, indígenas já manejavam o fogo, assim como também o fazem moradores de comunidades rurais tradicionais. A Política do “Fogo Zero” implantada pelo Governo Federal dificulta o acesso das populações tradicionais à autorização de queima controlada. Com a ausência do fogo no Cerrado, a vegetação se adensa e facilita a propagação de incêndios florestais. A crise climática atual, marcada pela elevação da temperatura, secas prolongadas e chuvas irregulares, também contribui para o aumento dos incêndios florestais. Como forma de minimizar tais eventos extremos negativos, esta pesquisa de mestrado revela como moradores das comunidades do São Jerônimo e Água Fria empregavam e empregam o fogo em seu cotidiano, seja em práticas agropastoris, festas religiosas, alimentação, saúde, entre outras, demonstrando sua íntima relação cultural com o fogo. O Mapa Social é a metodologia escolhida para percorrer as trilhas da educação ambiental de base comunitária. Com as autonarrativas do Mapa Social, identificamos características únicas dos habitantes, seus hábitos e habitats das comunidades estudadas. Em suas próprias palavras, os participantes da pesquisa aprendem e ensinam seus valores, crenças, revelam suas memórias e evidenciam suas necessidades e problemas ambientais. Os diálogos presentes nas atividades do Mapa Social, permeados por assuntos como incêndios florestais e queimadas, estimulam a dialogicidade e criticidade inerentes à educação ambiental. Apesar de os participantes identificarem alterações climáticas em seu cotidiano, a maioria dos participantes não conhece o termo “mudanças climáticas”. O Bem Viver está presente nas narrativas dos anciãos e anciãs, mas não mais percebido nos moradores mais novos.


Palavras-chave


Educação ambiental de base comunitária; Mapa Social; Manejo Integrado do Fogo