Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE QUÍMICA NO SENTIDO DE UM PROTAGONISMO JUVENIL NO CONTEXTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
creide do Nascimento Silva de Paula Azevedo, Mariuce Campos de Moraes

Última alteração: 17-10-19

Resumo


Este trabalho faz parte de uma proposta de pesquisa de mestrado que contempla a área de ensino de ciências naturais e tem por objetivo levantar e analisar qual a contribuição, função social e política da temática de produção de sabão, vinculada à economia solidária, para o processo de ensino e aprendizagem em Química. A proposta é relevante para a educação e para a educação química, dando ênfase à perspectiva ciência, tecnologia, sociedade (CTS). O locus da pesquisa é a unidade escolar Escola Estadual Dione Augusta Silva e Souza, no município de Cuiabá - MT, com estudantes da terceira série do ensino médio. Nesse sentido, a questão norteadora da pesquisa questiona como o ensino de química se relaciona com questões sociais relevantes para a formação dos sujeitos do ensino médio na referida escola pública. Assim, busca - se por uma proposta de ensino que caminhe na perspectiva de economia solidária. A metodologia se fundamentará na epistemologia qualitativa, tendo como abordagem a modalidade de estudo de caso. A pesquisa dar – se à de forma dual, de maneira que, teremos além da dissertação de pesquisa qualitativa, também terá o produto educacional, desenvolvido em forma de sequência didática, com orientações pertinentes aos professores do ensino médio para que possa instrumentalizar suas intervenções.

Palavras – chave: Ensino de Química, Questões socioambientais, Economia Solidária,

 


Palavras-chave


Ensino de Química, Questões socioambientais, Economia Solidária,