Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES CÊNICAS E A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Elisa Barcellos da Cunha e Silva, Cleomar Ferreira Gomes

Última alteração: 09-10-19

Resumo


Esse estudo visa proporcionar atividades cênicas nas aulas de educação física escolar possibilitando ao professor de educação física novas práticas corporais para além do esporte. A elaboração deste trabalho considera três principais fundamentos que foram determinantes para abraçar uma nova proposta Educacional: Estudos e pesquisas em torno das práticas corporais de novos pensadores da Educação Física; Utilização de ferramentas já usufruídas em minhas experiências profissionais nas praticas escolares e projetos de ensino e sócio educativos; Desenvolvimento dos ensinamentos e trabalhos nas aulas e nas pesquisas deste mestrado. A ambição maior desse estudo é trazer elementos cênicos através de atividades lúdicas e jogos teatrais para aulas, incorporando assim práticas corporais que tragam elementos inerentes ao teatro para a educação física, criando um elo entre os conteúdos da cultura corporal de movimento e a arte cênica, fomentando experiências diferenciadas nas aulas de educação física escolar.


Palavras-chave


Educação Física, Atividades Cênicas, Práticas Corporais.