Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O CONTEÚDO DE ESPORTES: UMA AÇÃO POSSÍVEL NO ATENDIMENTO DAS DIRETRIZES CURRICULARES
Wilson Pereira Filho, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani

Última alteração: 09-10-19

Resumo


Este trabalho partiu das reflexões sobre as dificuldades pedagógicas encontradas com relação ao ensino do conteúdo de esportes na escola, em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II. Tem a intenção de fomentar práticas docentes que não se resumam à esportivização das práticas corporais ou a iniciação esportiva precoce relacionada à automação e treinamento do movimento corporal. O estudo se baseia em autores como Kunz que propõem uma pedagogia crítico-emancipatória onde a interação com os alunos necessita de uma aproximação e compreender, ou ao menos buscar compreender as experiências e vivências que os mesmos carregam consigo. Assume-se nesta perspectiva o tripé de Trabalho, Interação e Linguagem que dialogam entre si para proporcionar um ambiente que favoreça o protagonismo dos alunos e por consequência disto evoluam na aprendizagem. A pesquisa é de abordagem qualitativa e implica na construção de um planejamento de unidade didática com o esporte para desenvolvimento de intervenções/aulas com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental II, em Juína – MT. Como instrumentos de pesquisa serão aplicados inicialmente um questionário semiaberto para diagnosticar a compreensão e expectativas de aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo esportes nas aulas de Educação Física. Em seguida, será desenvolvido o planejamento participativo das aulas com a inclusão de experiências com os esportes demandados pelos alunos e considerando as orientações dos documentos da Base Nacional Comum Curricular nacional e estadual de Mato Grosso. A rotina das aulas será descrita em diários de aulas. Ao final será aplicado questionário semiaberto no sentido de auto-avaliação dos alunos sobre o processo de intervenção com o ensino do conteúdo esportes. Espera-se com o trabalho promover subsídios para reflexão das práticas docentes em Educação Física com a intenção de valorizar o desenvolvimento de experiências significativas com o conteúdo esportes.

 


Palavras-chave


Esportes, Educação Física, Prática Docente