Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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PEDAGOGOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (IFMT): SENTIDOS, TENSÕES E POTENCIALIDADES
Silvana Alencar Silva, Filomena Maria de Arruda Monteiro

Última alteração: 04-10-19

Resumo


Esta pesquisa pretende discutir sentidos que o Pedagogo Técnico Administrativo do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) atribui a sua atuação no processo de Desenvolvimento Profissional, considerando as dimensões do pessoal, do profissional, do contexto e do organizacional. A pesquisa tem por objetivo “Compreender como os Pedagogos atribuem sentidos e significados a sua atuação no decorrer do processo de Desenvolvimento Profissional no Instituto Federal, de Educação de Mato Grosso (IFMT)”. Em termos metodológicos fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa, tece aproximações com a Pesquisa Narrativa a partir de Clandinin e Connelly que se fundamentam na experiência abarcada por John Dewey discutidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc). Nessa direção, os textos de campo serão compostos pela pesquisa documental a partir de documentos em âmbito nacional e institucional, pelo levantamento bibliográfico, pelos relatos escritos e orais dos Pedagogos Técnico Administrativos, pelas notas de campo e pelas observações da pesquisadora. As análises irão compor os textos de pesquisa em eixos temáticos, fruto das narrativas em articulação com os aportes teóricos. A investigação tem o potencial de propiciar a criação e/ou o revisitar de políticas institucionais do IFMT com vistas ao DP, que em última instância suscita processos educativos mais significativos e concorre para ampliar a compreensão da complexidade em torno da temática.


Palavras-chave


Pedagogo; Desenvolvimento Profissional Docente; Pesquisa Narrativa; Instituto Federal de Mato Grosso.