Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
WEB-RÁDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Nádia Cristina da Silva Santos

Última alteração: 07-10-19

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver e analisar um projeto de criação de uma emissora de web-rádio nos anos finais do Ensino Fundamental em que se tomaram os gêneros discursivos como instrumentos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, em uma escola pública de Mato Grosso e, assim, observar quais capacidades letradas puderam ser desenvolvidas durante o projeto. Para isso, recorremos aos pressupostos teóricos de Bakhtin e o Círculo (1929; 1920-1924; 1952-53/2016; 1970-1971/1979; 1974/1979), aliados à teoria da aprendizagem e desenvolvimento de Vygotsky (1930, 1934, 1935), às discussões sobre multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), letramentos digitais (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUM, 2016) e letramento crítico que tem como base: Freire (1981, 1986, 1987, 1996), Pereira (2008, 2009), Paes de Barros (2005, 2008, 2016, 2017). A metodologia abordada é de caráter qualitativo, de natureza dialógica, do tipo pesquisa-ação. Os dados do questionário aplicado no início da pesquisa revelaram que os alunos participam de diferentes práticas de letramentos dentro e fora do contexto escolar, por outro lado, mesmo vivendo em uma época  em que as mídias digitais fazem parte do dia a dia da maioria dos sujeitos, inclusive os desta pesquisa, as atividades realizadas no âmbito escolar continuam aquém do esperado, constituindo-se ainda em copiar matérias e atividades do quadro e do livro didático, fazer anotações no caderno, resumos ou fichamentos seguidos de outras práticas que ainda estão longe da realidade dos letramentos contemporâneos. Os dados do desenvolvimento do projeto de pesquisa-ação indicam que as interações contribuíram muito para a compreensão de conceitos ligados a diferentes áreas do conhecimento e da Língua Portuguesa. No que tange ao ensino-aprendizagem dos gêneros discursivos trabalhados, os gêneros orais seminário, radionovela e entrevista despertaram maior interesse dos alunos, sendo que ao longo do processo da sequência didática com esses gêneros, perceberam-se aprendizagem e desenvolvimento mais profícuos dos alunos no tocante às capacidades de uso da linguagem oral e domínio dos seus aspectos estilísticos e composicionais. Além disso, analisa-se, ao considerar todas as sequências didáticas trabalhadas, que as atividades desenvolvidas puderam colaborar para a ampliação de diferentes capacidades letradas. Dessa forma, a investigação contribuiu para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sujeitos que dela participaram, pois deu oportunidade àqueles que eram tímidos ou que sofriam preconceitos para se conscientizarem a respeito da importância do trabalho coletivo, de se posicionarem nos contextos suscitados pelos gêneros trabalhados, criando oportunidades para que os próprios sujeitos pudessem ressignificar o espaço pedagógico. Nessa medida, defendemos que a web-rádio, como outros aplicativos tecnológicos, proporcionou mais interesse dos estudantes pelo conhecimento e pode promover uma maior conscientização para as suas aprendizagens, tanto coletivas quanto individuais.

 


Palavras-chave


Palavras-chave: Web-rádio. Gêneros discursivos. Aprendizagem de Língua Portuguesa.