Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Estudo morfológico comparativo da terminália de Pleurosticti sensu lato
Joana Pequito Cristóvão, Fernando Vaz-de-Mello

Última alteração: 08-10-19

Resumo


A superfamília Scarabaeoidea Latreille, 1802 contém mais de 35.000 espécies descritas em todo o mundo, com 12 famílias, 218 tribos e aproximadamente 2.200 gêneros atualmente válidos. Scarabaeoidea inclui alguns dos grupos mais populares de besouros em termos de estudos ecológicos e taxonômicos. Scarabaeoidea estão entre os insetos mais importantes em termos de serviços ecossistêmicos e, por.tanto, são de importância econômica: incluem importantes recicladores de nutrientes, polinizadores e pragas. Apesar da sua importância e popularidade ecológica, a sua classificação a nível de subfamília e família está longe de ser estável. Vários estudos têm-se concentrado em caracteres morfológicos gerais ou em caracteres específicos. Mais recentemente, métodos moleculares têm sido utilizados, embora a maioria dos estudos publicados tenda a concentrar-se em filogenias a nível de família. As filogenias resultantes tendem a entrar em conflito entre si, bem como com as colocações taxonômicas actuais.

A importância da genitália, tanto em termos de definição de espécies quanto como indicadores quanto ao menor e mais alto posicionamento filogenético dos táxons, é reconhecida há muito tempo. Apesar dos diferentes complexos de caracteres usados para recuperar as filogenias de nível de família e superfamília, o conhecimento sobre a morfologia genital permanece limitado. Algumas estruturas permanecem pouco compreendidas, apesar de seu potencial para fornecer informações filogenéticas.

Caracteres internos e externos estão sujeitos a diferentes pressões seletivas. Assim, enquanto a morfologia externa de uma espécie ou de um grupo de espécies pode estar sujeita a pressões seletivas, como fatores climáticos locais, predação, parasitismo ou seleção sexual, a morfologia da terminália é influenciada principalmente pela seleção sexual. A genitália masculina e feminina, que necessitam ser analisadas em conjunto, podem fornecer caracteres filogenéticos e taxonômicos importantes. No entanto, os mesmos têm sido usados de forma marginal na maioria dos grupos até agora.

O objectivo principal do estudo decorrente é de resolver problemas relacionados a homologias não claras, terminologia inconsistente e à falha bibliográfica em alguns grupos de Pleurosticti sensu lato, dos quais pouco se sabe sobre a morfologia da terminália. Um atlas de caracteres e um glossário serão feitos disponíveis, os quais pertendem facilitar futuros estudos taxonómicos e filogenéticos. Este projecto teve início em Agosto de 2016. Foram dissecados mais de 832 espécimes pertencentes às espécies tipo dos generos tipo das subtribos e tribos tipo de Pleurosticti sensu lato utilizando uma técnica nova para dissecção desenvolvida no decurso deste projecto. Foram encontrados bastantes caracteres que caracterisam as diferentes subfamílias, bem como grupos dentro das mesmas. As análises e discussão estão a decorrer de momento.