Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
O ensino de Biologia e a aprendizagem baseada em problemas- um relato de experiência de uma mestranda do Programa de Pós – Graduação Profissional em Ensino de Biologia – ProfBio/MT
iana santos marassi, Edna Lopes Hardoim

Última alteração: 15-10-19

Resumo


O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO, é um curso stricto sensu semipresencial com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), é um curso desenvolvido para a qualificação de professores em atividade nas redes públicas de ensino, com o objetivo de fomentar práticas educativas que estimulem o aluno a aprender a aprender e desenvolver a capacidade de buscar soluções para problemas contextualizados à luz do método científico. A ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) – PBL (Problem-Based Learning) está em consonância com o intuito do curso e vem sendo utilizada como método por propiciar ao aluno aprendizagem focada na construção de soluções para problemas contextualizados de acordo com situações reais a serem vivenciadas pelos estudantes. O presente estudo relata a experiência de uma mestranda docente do quadro permanente de uma escola pública do município de Várzea Grande, a aplicação do método de aprendizagem baseado em problemas como possibilidade de reorientação do ensino de Biologia de forma contextualizada, em um processo em que o aluno possa aprender por meio da dúvida, do questionamento e tornando–se o protagonista do seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave


metodologia; ensino; protagonismo