Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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Educação Física a distância: desafios em processos formativos no campo das Habilidades Sensório Motoras
DIMAS DA SILVA MARQUES

Última alteração: 07-10-19

Resumo


Observa-se na literatura uma profusão conceitual de termos da EaD como ensino ou educação a distância. Por superar a compreensão de educação como um mero processo de transmissão ou socialização de informações, o termo educação a distância será utilizado neste estudo. As Tecnologias da Informação Comunicação (TIC), remetem a uma série de recursos e ferramentas que facilitam a mediação dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente em tempos de cibercultura, quando nota-se um crescimento vertiginoso a despeito do ingresso em cursos de graduação por meio da EaD, que hoje já representam 40% do total dos discentes matriculados no ensino superior. Nesse contexto, a graduação em educação física também está presente em diversas Instituições de Ensino Superior brasileiras, das quais, apenas 13 cursos por meio da modalidade EaD são ofertados por IES públicas, todos em grau licenciatura. Os cursos da área da saúde, ofertados por meio dessa modalidade, tem sido objeto de questionamentos, especialmente quando as reflexões apontam os desafios da relação teórico-prática, e mais especificamente, o desenvolvimento de habilidades motoras no campo da Educação Física. De acordo com a classificação de cursos da OCDE utilizada atualmente pelo MEC/INEP, a formação em Educação Física grau bacharelado, é situada na área de conhecimento geral da “Saúde e Bem estar” e em grau licenciatura na área da “Educação”. Contudo, os conhecimentos relacionados a competência desse profissional, independentemente de estar na área da saúde ou da educação, está diretamente ligada, também, as questões de saúde humana. Em meio as indagações atuais, surge a necessidade de investigações científicas que tratem de elucidar o tema, de modo que responda aos questionamentos à luz da ciência. Nesse cenário, a mediação pedagógica passa a ganhar relevância na presente investigação, quando se considera a sua importância para os desafios encontrados em processos formativos no campo das habilidades sensório motoras (HSM). Diante do problema apresentado, a investigação tentará responder questões da seguinte natureza: quais os limites e possibilidades podem ser observados em processos formativos nos cursos de Educação Física a distância que envolvem a mediação pedagógica para o ensino-aprendizagem das HSM? Optou-se como forma de delimitar o estudo, realizar a investigação nos cursos de Educação Física EaD, ofertados por IES públicas. Com relação a abordagem metodológica, essa pesquisa qualitativa utilizar-se-á de estudos exploratórios, descritivos e explicativos, tendo como pressupostos a revisão sistemática, pesquisa documental, entrevistas e observação participante, em situações que possam identificar exemplos que possam contribuir para a resposta ao problema proposto. Assim, pretende-se dar importantes contribuições, referentes a formação por meio da modalidade EaD em Educação Física.

Palavras-chave


Educação Física a distância; mediação pedagógica; ensino-aprendizagem de HSM.