Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DE NARRATIVAS DE ACADÊMICOS SURDOS DA UNIR, CAMPUS DE VILHENA-RO
Emanuele Souza De Azevedo, Darci Secchi, Tânia Maria de Lima

Última alteração: 07-10-19

Resumo


O presente projeto de pesquisa tem como objetivo precípuo analisar o processo de inclusão de surdos na educação superior, com bases em narrativas autobiográficas de acadêmicos surdos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena. Busca-se compreender os pressupostos e as práticas que fundamentam as políticas de inclusão visando identificar aproximações e distanciamentos com as demandas e proposições do movimento surdo, em especial no Ensino Superior. Parte-se do entendimento de que tais políticas estão articuladas à luta dos movimentos sociais por direitos à educação em todos os níveis e modalidades do ensino. Sendo necessário também dissertar acerca da história, das lutas, avanços, desafios e perspectivas da comunidade surda por meio do Movimento Surdo, descrevendo como essas ações pode favorecer o acesso à educação superior. Por meio de relatos de experiências e vivências de acadêmicos, sendo eles ainda membros da comunidade surda, enfatizando o modo como são percebidas essas especificidades no processo educativo. Desta forma fez-se opção pela pesquisa participante, uma vez que os acadêmicos surdos integram o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE) e a linha de pesquisa Língua, Identidade e Cultura Surda, Bilinguismo, Inclusão (LICUSBI) e estão envolvidos neste estudo desde a elaboração do projeto de pesquisa. Isto significa que eles se comportam como pesquisadores-participantes e não como meros informantes de dados. O material empírico para a consolidação das análises será conseguido a partir de documentos oficiais e de narrativas de histórias de vida produzidas pelos acadêmicos surdos. As narrativas serão gravadas em vídeo e, posteriormente, transformadas em documentário. Cada narrativa poderá servir de base para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, de artigos e/ou de outras produções acadêmicas do respectivo autor participante da pesquisa. As análises de dados serão construídas teoricamente com base em autores que se situam no campo dos estudos culturais (Hall, Bhabha, Geertz, Bauman,Certeau) e também autores com destaque para os estudos surdos (Slomski, Strobel, Perlin, Quadros, Skliar, entre outros), além de autores que fundamentam as narrativas de vidas e memórias (Certeau, Le Goff, Alberti). Este trabalho propõe contribuir para a formação de acadêmicos surdos e ampliar o debate sobre as políticas de inclusão na Educação Superior. Além de permitir mergulhar nas questões sociais que envolvem essa temática, compreender e visibilizar o processo de inclusão e o protagonismo destes acadêmicos.

 

 


Palavras-chave


Políticas de inclusão. Movimento surdo. Formação de acadêmicos surdos. Narrativas autobiográficas de histórias de vida.