Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Abordagem Diferenciada sobre Conceitos de Equilíbrio Químico: Uma Sequência Didática para o Ensino Médio
handerson rodrigo alves, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Última alteração: 03-10-18

Resumo


Este trabalho encontra-se no seu primeiro ano de desenvolvimento, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT), e se insere no âmbito das pesquisas que se dedicam aos estudos sobre o Ensino de Química na Educação Básica, com o objetivo de investigar os possíveis problemas de ensino-aprendizagem ao se trabalhar com conceito de Equilíbrio Químico (EQ) com estudantes da Educação Básica. Neste sentido, apresenta-se a questão norteadora da pesquisa expressa do seguinte modo: Como se configuram e se expressam as estratégias e atividades didáticas dos professores de Química, ao relatarem o ensino sobre o conceito de Equilíbrio Químico que realizam na Educação Básica? Para elucidar a questão norteadora, recorre-se à metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, na abordagem de estudo de caso. Os instrumentos para os registros de informações serão: questionários, entrevista semiestruturada,  documentos, entre eles artigos relacionados ao Ensino de Equilíbrio Químico, livros didáticos, aplicação de tecnologia da educação e comunicação (TIC). Pode-se constatar na literatura sobre Ensino de Química que muitos dos problemas relacionados ao ensino de Equilíbrio Químico (EQ) são discutidos em pesquisas cientificas desde a década de 90, e estes problemas estão na maioria das vezes, associados às dificuldades que os estudantes têm de compreender os conceitos relacionados ao EQ. Dessa forma, com o propósito de contribuir na resolução de problemas de ensino e aprendizagem que circundam o conceito de Equilíbrio Químico, será proposto um material didático como estratégia de ensino, através de uma sequência didática do conteúdo de Equilíbrio Químico através de Hipermídia. Proporcionando assim, um ambiente dinâmico, interativo, tornando o indivíduo mais participativo em sua aprendizagem, elaborando e construindo os conceitos de maneira mais significativa.

 

 

Palavras Chaves: Ensino de Química, Hipermídia, Equilíbrio Químico.