Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE MODELO DO ÁTOMO DO PONTO DE VISTA DA FÍSICA CONTEMPORÂNEA
Cacia Simone Arraes

Última alteração: 26-10-18

Resumo


A pesquisa será desenvolvida com os alunos do 1º ano do ensino médio da escola estadual João Matheus Barbosa, localiza no município de Juscimeira, a qual se encontra a 150 km da capital do estado de Mato grosso, tendo como foco principal o ensino da Física Moderna, desde os primeiros anos do ensino médio, visto que em pleno século XXI, ainda ensina-se Física do século XIX deixando de lado a Física atual, sem falar dos livros didáticos que na sua grande maioria, reserva poucos capítulos para o assunto, evidenciando a carência desses conceitos no ensino médio. Ao se trabalhar com a estrutura do átomo, pretendesse elencar a importância de ensinar a Física Moderna, mostrando suas conquistas no decorrer dos anos. O trabalho a ser desenvolvido busca levar aos professores de Física do ensino médio ferramentas que corroborem para um trabalho dinâmico e inovador, tendo o intuito de propiciar ao professor uma ferramenta de trabalho que o auxilie em sua jornada. Buscando-se assim, a elaboração de um guia didático, no qual o professor poderá utilizar durante suas aulas com o primeiro ano do ensino médio, aplicando um conteúdo que muitas vezes não é trabalhado e quando se trabalha ocorre no terceiro ano do ensino médio no final do 4º bimestre, o que ocasiona a falta de interesse de muitos alunos pela Física.



Palavras-chave


Ensino, aprendizagem, Física Contemporânea, estrutura do átomo

Referências