Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL NOS PLANOS DE ENSINO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CÁCERES, MT
Shirley Silva Souza

Última alteração: 22-11-18

Resumo


A trajetória do Ensino Médio no Brasil e os elementos que contribuíram para sua configuração até o atual contexto da educação básica das escolas púbicas no Brasil são parte do que se pretende apresentar nas páginas a seguir. Propõe-se observar as formas históricas do ensino de História na Educação Básica sob a ótica das políticas educacionais que colaboraram para o nascimento e fortalecimento dessa disciplina nos currículos escolares. A intenção é apresentar o espaço do ensino de História no Ensino Médio da educação básica nos currículos nacionais a fim de identificar e compreender o espaço que a História Regional e Local ocupa, para que então possamos a partir dos Planos de Ensino e dos questionários com os autores destes planos, assinalar suas metodologias de ensino sobre esses temas, bem como suas impressões sobre o ensino das referidas temáticas em sala de aula. O estudo qualitativo observou que o ensino de História Regional e Local é um desafio para interlocutores que atuam nas escolas estaduais da cidade histórica de Cáceres, MT. Para realização desta pesquisa, o referencial teórico-metodológico inspira-se na análise de documentos (leis, diretrizes e currículos) alinhados às produções bibliográficas que discutem o Ensino de História no Brasil há mais de 30 anos.

Palavras-chave


Ensino Médio; Ensino de História; Currículos; História Regional e Local.