Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
GUIA DIDÁTICO: AS LEIS DE NEWTON.
Leislhe Rodrigues Souza

Última alteração: 26-10-18

Resumo


A pesquisa a ser desenvolvida é um guia didático para auxiliar os professores de Física, sobre as Três Leis de Newton, abordando uma metodologia ativa, incentivando e desafiando o aluno a pensar criticamente na física desde o primeiro ano do ensino médio, proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa. O guia será baseado em uma pesquisa que lida com a interpretação das leis de Newton em um nível básico. O trabalho tem como objetivo principal compreender o papel da educação formal na compreensão das três leis de Newton e será aplicada entre o público em geral, estudantes do ensino médio e de graduação, professores de física do ensino médio e universidades. O guia didático será baseado em Peer Instruction (PI) e no Force Concept Inventory (FCI), desenvolvido e amplamente testado por Eric Mazur 1 . Da mesma forma que o método PI, queremos estabelecer uma abordagem mais ativa e interativa do ensino de Física, sempre desafiando o aluno a pensar e construir à sua maneira os conceitos que tornam a Física mais significativa.


Palavras-chave


Ensino, aprendizagem, leis de Newton.

Referências


1. MAZUR, Eric. Peer instruction; a revolução da aprendizagem ativa. Tradução: Anatólio Laschuk. Porto alegre. Penso, 2015.

2. MOREIRA, Marco Antônio. Elcie F. SalzanoMasini. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. S.P. Centauro, 2001.

3. MOREIRA, Marco Antonio.Teorias da aprendizagem.S.P.EPU,2017.

4. NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica, 1; mecânica/H. Moysés Nussenzveig – 5 ed. São Paulo: Blucher, 2013.

5. HALLIDAY, David. 1916. Fundamentos de física, volume 1. Mecânica/David Halliday, Robert Resnick, Jearl Walker. Tradução e revisão técnica Ronaldo Sérgio de Biasi. 8º ed. Rio de Janeiro, LTC, 2008.

6. RÜCKL, Bruna de Fátima Nicolini e VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. Perspectivas da aprendizagem ativa no ensino fundamental: Uma Revisão sistemática. 2017. Artigo disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23881_12578. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.