Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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ESTÁGIO CURRICULAR E PRÁXIS PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNEMAT
Rosalva Pereira de Alencar

Última alteração: 07-10-18

Resumo


Esta pesquisa versa sobre o estágio curricular supervisionado e a práxis pedagógica em espaços não escolares, como espaço de apropriação, construção e (re)construção dos saberes docentes no curso de Pedagogia dos Campi de Cáceres e Juara, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem como objetivo geral: Compreender o estágio e a práxis educativa em espaços não escolares no contexto da formação inicial, como espaço de apropriação, construção e (re) construção de saberes docentes que emergem da ação educativa das pessoas envolvidas no estágio. E como objetivos específicos identificar a concepção de formação inicial presente nas diretrizes Curriculares de 2006, que apontam sobre a formação do pedagogo; identificar nos referenciais teóricos os enfoques pertinentes à formação inicial, profissionalidade e a constituição da identidade profissional, tendo a práxis pedagógica como o elemento propulsor da formação do pedagogo; descrever os aspectos relativos à teoria e a prática no currículo do curso de Pedagogia; evidenciar as práticas pedagógicas e a constituição de saberes docentes que se destacam durante a realização do Estágio; e, por fim, interpretar as manifestações de apropriação,  construção e (re)construção dos saberes docentes a partir do estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia.  Nesta investigação, nos utilizamos do referencial teórico e metodológico que ancoram-se nas ideias e argumentos apresentados por Nóvoa (1995, 1998), Pimenta (2001, 2012), Pimenta e Lima (2004), Tardif (2002), Barbier (2002), Brandão (1990), Denzin (2006), Haguette (2000) entre outros. A abordagem metodológica sustenta-se na perspectiva qualitativa, por meio da observação participante. Dessa pesquisa, participaram 04 professores, sendo dois por curso, e 05 grupos de alunos em situação de estágio durante a realização de suas práticas, desses, 03 grupos do campus de Cáceres e 02 grupos do Campus de Juara. Além da observação, realizamos entrevista com aqueles que se dispuseram complementar as observações. As evidências preliminares constatadas, acerca do processo de instrumentalização teórica realizado na sala de aula, que antecede a atividade campo, foi possível perceber o esforço de compreensão dos aspectos conceituais e práticos dos espaços não escolares, no entanto, durante a atividade educativa, foi possível perceber, em um grupo, as marcas de práticas escolares convencionais; em segundo, nas observações foi possível destacar três aspectos ligados à ação educativa. O primeiro, diz respeito às mudanças de posturas, inicialmente, tímida, retraída e acuada para a desenvoltura e domínio das atividades no campo teórico/ prático; o outro, diz respeito, à atuação por meio de ação solidária, na creche, em apoio às necessidades da comunidade. E, por fim, a realização do ciclo de palestra sobre o feminicídio naquela cidade e região. Os resultados da pesquisa poderão ampliar com mais clareza argumentativa, durante o processo de interpretação mais aprofundado dos dados e, com isso, trazer os elementos mais apropriados que possa nos dar as respostas aos objetivos propostos.


Palavras-chave


estágio supervisionado; práxis pedagógica; saberes docentes

Referências


BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União. Brasília: 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.

 

GOHN, Mª da Glória. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.

 

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus Universitário de Juara da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

 

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

 

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, a ser executado no Campus Universitário “Jane Vanini” no município de Cáceres-MT

 

PIMENTA, S.G; LIMA, M.S. Estágio e Docência. São Paulo, Cortez, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação Profissional. 7. Ed. São: Vozes.