Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
O livro por vir em 88 constellations for Wittgenstein – to be played with the left hand, de David Clark
Alice Garcia SILVEIRA

Última alteração: 17-10-18

Resumo


As novas tecnologias trouxeram mudanças na literatura, e, ainda que a ciberliteratura já tenha algum espaço nos estudos literários, há, na academia, resistência a que ela ocupe seu lugar. Este artigo visa apresentar a perspectiva do filósofo francês Jacques Derrida em seu O livro por vir (2004), sobre essa mutação em curso, analisando o cibertexto 88 Constellations for Wittgenstein – to be played with the left hand (2010), de David Clark. Conclui-se que a ciberliteratura não se difere da literatura impressa apenas por uma questão de suporte e apresenta características que a fazem ter sua importância na democratização do conhecimento, mas não substitui a literatura impressa, que vem também se adequando à nova mudança. Por não ser uma ameaça ao modelo tradicional de literatura e por sua recorrência e importância, deve-se, portanto, garantir espaço aos estudos literários relacionados à ciberliteratura.

Palavras-chave


Ciberliteratura; livro, Derrida.

Referências


BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

COSTA, Luís Cláudio. Registro e arquivo na arte: disponibilidade, modos e transferência fantasmática de escritura. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 17., 2008, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPAP, 2008. p. 388-397.

DERRIDA, Jacques. Papel-máquina. Tradução de Evandro Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

CLARK, David. 88 constellations for Wittgenstein – to be played with the left hand. Disponível em: <www.88constellations.net/88.html>. Acesso em: 03 ago. 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia – vol 1. São Paulo: 34, 1997.

STRATHERN, Paul. Derrida em 90 minutos. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. (Versão Kindle).

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: EdUsp, 2017.

____. Investigações Filosóficas. São Paulo: Nova Cultural, 1999.