Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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DISCIPLINAS RELACIONADAS AS TIC NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMT
Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva, Adelmo Carvalho da Silva

Última alteração: 01-10-18

Resumo


A sociedade, em especial os alunos do ensino básico absorvem as inovações tecnológicas rapidamente, dispensando um manual de instruções. Por outro lado, no ambiente escolar, alguns professores apresentam dificuldades quando o assunto é utilizar tecnologias junto ao processo de ensino-aprendizagem da matemática na sala de aula. Nesse sentido, para que o professor possa utilizar tais recursos, faz-se necessário um embasamento teórico-prático consistente para o desenvolvimento de suas aulas. O momento de construção desse conhecimento é, também, no período de formação inicial dos professores, oferecendo meios que possibilitem ao licenciando a compreensão da importância de se capacitar para sua prática. A presente pesquisa busca compreender como os cursos de formação de professores capacitam seus alunos à atuarem na docência utilizando-se das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Assim, enunciamos o seguinte problema de pesquisa: De que formas as disciplinas relacionadas as TIC dos cursos de Licenciatura em Matemática contribuem para a formação inicial do professor de matemática? Portanto, o objetivo geral da pesquisa é compreender as contribuições das disciplinas de Tecnologias para o Ensino desta ciência no processo formativo dos acadêmicos do curso de licenciatura plena em Matemática da UFMT – Campus Cuiabá. Para isso, o lócus dessa pesquisa é o curso de Licenciatura desta universidade, que oferta disciplinas que envolvem conteúdos formativos referentes às TIC. Assim, a pesquisa tem abordagem qualitativa, da forma de estudo de caso. Os participantes da pesquisa são os alunos matriculados no curso de Licenciatura em matemática da instituição, sendo excluídos os alunos que ainda não cursaram as disciplinas denominadas Tecnologias para o Ensino da Matemática I e II. A produção de informações da pesquisa consistirá na análise do espaço físico das aulas e entrevista semiestruturada. O método de análise será o interpretativo. Assim, pretendemos com a presente pesquisa ampliar nossos conhecimentos a respeito da legislação da educação mediada por TIC, bem como compreender como o curso de matemática da UFMT – Cuiabá vem interpretando e incorporando tais legislações em sua estrutura curricular, bem como entender como isso reflete na formação dos alunos do respectivo curso.


Palavras-chave


TIC; Formação Inicial; Professor de Matemática.