Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM CUIABÁ-MT: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Andreza Estéfane Silveira Gonçalves, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro

Última alteração: 05-10-18

Resumo


Este trabalho encontra-se no seu primeiro ano de desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT) na Linha de Pesquisa de Formação de Professores, e pauta-se no campo de conhecimento frente as pesquisas que visam investigar os processos pedagógicos que dão base a formação de professores que atuam na área de conhecimento das Ciências Naturais. Trata-se de pesquisar os saberes explícitos, e implícitos que configuram o fazer pedagógico em relação as concepções de ciências que docentes em atuação na Educação Básica possuem, visto que, tais concepções podem vir a influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que, o que caracteriza o papel do professor é a própria atividade de ensino, uma série de fatores complexos caracterizam essa atividade, como compreensão dos saberes inerente a profissão e o modelo didático e epistemológico que dá base para a ação pedagógica. Neste sentido, a questão norteadora da pesquisa está em compreender: Como se configuram e se expressam as práticas pedagógicas de professores de Química em atuação, ao relatarem o Ensino de Química que realizam na Educação Básica? A metodologia fundamentará na contribuição da perspectiva qualitativa tendo como abordagem a modalidade da Pesquisa Narrativa, pois possibilita sistematizar conhecimento através da experiência vividas e compreender como tais docentes produzem seus saberes. Pretende-se, portanto, com os resultados que serão obtidos com a presente pesquisa contribuir com possíveis processos de formação continuada de professores em atuação, em busca de auxiliar em suas possíveis necessidades formativas no ensino de ciências.


Palavras-chave


Formação continuada; Ensino de Ciências; Práticas pedagógicas