Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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radiação eletromagnética aplicada à conservação de alimentos
Andreia Vaz Gomes

Última alteração: 26-10-18

Resumo


O ensino de Física no ensino médio tem uma trajetória na qual, os livros didáticos eram muitas vezes resumos de livros de ensino superior com pouca ou quase nenhuma contextualização, na busca de melhores resultados houve um grande esforço nas últimas décadas no Brasil em renovar os conteúdos, proporcionando metodologias nas quais o professor tem a possibilidade de dar significado ao que se ensina através de contextualizações e aulas experimentas. Para que possamos relacionar os conceitos já existentes devemos ofertar atividades diversificadas, nas quais o aluno possa desenvolver os novos conceitos, ampliando seus conhecimentos. Para que isso ocorra baseamos nosso trabalho em uma sequência didática, pois a mesma favorece a aprendizagem de forma que os conhecimentos sejam ampliados à medida que a mesma é desenvolvida. Buscamos embasar nossos alunos inicialmente com fatos históricos, logo em seguida conceitos científicos e fechando com a construção de uma câmara de irradiação de alimentos, a qual mostramos na prática uma das mais recentes aplicações das radiações eletromagnéticas. O presente trabalho visa produzir material didático para auxílio na aquisição de conhecimento referente a ondas eletromagnéticas em especial a radiação UV, onde vem sendo utilizada como germicida para desinfecção de materiais inclusive a conservação de alimentos. Desta forma, com intuito de contextualizar tal conceito após realização de uma sequência didática onde abordamos o tema, culminando com a construção de uma câmara de conservação de alimentos, onde após os alimentos serem irradiados com a radiação UV, através de uma lâmpada germicida UV de 25W, observa-se uma maior vida de prateleira do alimento, tornando apto para o consumo humano e um período maior de durabilidade, que aquele que não foi irradiado com raios UV. Na construção deste trabalhos nos baseamos em duas ferramentas de aprendizagem, a primeira foi a teoria significativa de David Ausubel, e a segunda foi a metodologia de construção de TLSs, as quais permeiam todo nosso produto.


Referências


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