Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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Educação Física e o livro didático: ampliação e difusão das educações corporais
Fernando Garcez de Melo

Última alteração: 07-10-18

Resumo


Tendo como pressuposto que a Educação Física vive uma transição entre o “não mais” e o “ainda não”, entre uma ênfase no saber-fazer irrefletido e a reflexão sobre a cultura corporal, inquieta saber como se deu o processo de inserção da Educação Física no Programa Nacional de Materiais e Livros Didáticos/PNLD e seus desdobramentos na área. Inspirado na filosofia neopragmatista de Richard Rorty, sua crítica ao antirrepresentacionalismo e a defesa da solidariedade e pluralidade, o trabalho estabelece como objetivo explorar as potencialidades do livro didático de Educação Física para a ampliação e difusão das educações corporais. Metodologicamente, o tom da pesquisa pautada no neopragmatismo é a de quem pergunta “o que pode se tornar?” ao invés “do que é?”. Ou seja, requer explorar o que pode se tornar a Educação Física com a influência dessa política pública de livro didático. Nesse percurso metodológico, é pertinente considerar o contexto da educação nacional, tanto as ações governamentais (reforma curricular, Base Nacional Comum Curricular) quanto as ações no âmbito da cultura escolar (as apropriações e ressignificações docentes). Nesse sentido, é pertinente ouvirmos os docentes nas escolas que receberem os livros didáticos para manifestarem suas percepções e perspectivas. Registra-se que os docentes serão tratados como colaboradores da pesquisa e não como objetos de estudo. O trabalho de campo ocorrerá no município de Cuiabá, MT, nas escolas da rede municipal que atendem os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). A entrevista semiestrutura será o instrumento para a produção de informações. Por fim, após compreender o contexto dessa relação (e suas problemáticas) da Educação Física e o livro didático, o intuito é oferecer uma redescrição dessa relação de modo a potencializar a ampliação e difusão das educações corporais.

Palavras-chave


Educação Física; livro didático; educação escolar.