Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
O Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Mato Grosso como ferramenta de analise da consolidação da política de permanência no ensino superior.
Gisele Cristina Lopes, Tereza Veloso

Última alteração: 03-10-18

Resumo


Esse estudo insere-se nas pesquisas sobre Políticas da Educação Superior, mais especificamente na discussão sobre o plano de desenvolvimento institucional do Instituto Federal de Mato Grosso enquanto ferramenta para a consolidação da política de permanência no ensino superior. A Reforma do Estado ocorrida nos anos 90 proporcionou uma nova reconfiguração e gestão das instituições de educação superior (IES). Com a criação do projeto da Rede Federal de ensino profissional e tecnológico ampliou-se o número de vagas no ensino superior nos cursos de licenciatura, tecnologia e bacharelados. Inclusive, ampliou-se a oferta em cursos noturnos com a finalidade de atender a classe trabalhadora. Nesse sentido, o objetivo geral do estudo é compreender a concepção da política de permanência nos cursos superiores, traduzidas pelos planos de desenvolvimento institucional (PDI) do IFMT, entre os anos de 2008 a 2018. Quanto aos objetivos específicos, procura-se descrever o processo histórico da política de permanência no ensino superior vinculado ao PDI, analisar as concepções e tendências no plano de desenvolvimento institucional do IFMT e por final analisar o PDI como uma ferramenta organizacional. Para isso, a metodologia adotada apoia-se na pesquisa documental e pesquisa bibliográfica por utiliza-se de informações, conhecimentos e dados já coletados por outras pessoas e demonstrados de diversas formas, como documentos, leis, projetos, desenhos, livros, artigos, revistas. A partir da abordagem qualitativa será feita analise dos planos de desenvolvimento institucional das versões anteriores e observacional conforme participações em reuniões nas discussões sobre a elaboração do PDI 2019-2023. Almeja coletar informações referentes à permanência escolar, sendo as seguintes: política institucional de permanência, objetivos institucionais do mapa estratégico, indicadores de desempenho, metas e ações operacionais. Por final, pretende-se colher dados sobre a permanência dos alunos de cursos superiores no IFMT. Identificar as ferramentas de permanência utilizadas pela instituição – oferta de bolsas, oferta de alimentação, acompanhamento pedagógico, nivelamento de conteúdos, espaços para os discentes (área de convivência), entre outras.

 

 


Palavras-chave


Plano de Desenvolvimento Institucional, Permanência, Educação Superior

Referências