Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA LUZ“SOFTWARE EDUCACIONAL”
lauracristina ferreira rezende

Última alteração: 26-10-18

Resumo


 

Acredita-se ser a escola uma instituição que cumpre um papel determinante dentro da estrutura social, consciente ou não, onde sua função e capacidade são observadascomo um importante fator de mudança social na formação intelectual.Com visão de mudanças sociais na formação intelectual o produto educacional deseja contribuir ao ensino de Física nas instituições educacionais preferencialmente no ensino médio na compreensão e reflexão dos princípios e comportamento da luz vistana óptica.Assim desenvolver e aplicar o software educacional “Princípios Fundamentais daLuz”, numa abordagem qualitativa e observadora, por acreditar que a escola é um dos meios de transmissão do conhecimento, conhecimento este de autonomia intelectual.Este produto educacional tem como intuito auxiliar não só os alunos como os professores na transmissão de conteúdo de física área da óptica sobre os conceitos da luz e sua propagação. Como os alunos estão cada vez mais interagindo com as tecnologias presentes, um software educacional será uma ferramenta para que o professor aumente a curiosidade do aluno e ainda faça com que o mesmo aprenda oconteúdo.


Palavras-chave


software educacional

Referências


BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática -coleção tendências em Educação Matemática – Autêntica, Belo Horizonte – 2001.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo:Loyola, 1993.

FRÓES, Jorge R. M. Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão daCognição - http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdfLÉVY, Pierre, As Tecnologias da Inteligência. Editora 34, Nova Fronteira, RJ, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de. Educação Escolar: políticas, estrutura eorganização. 2ºed.São Paulo:Cortez,2005.

MOREIRA, Marcos Antônio, Teoria de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

PENTEADO, Miriam-BORBA, Marcelo.C. A informática em ação-formação de professores,pesquisa e extensão-Editora Olho d’àgua,2000.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação. Novas ferramentas pedagógicas para oprofessor da atualidade/3. Ed.rev- São Paulo: Érica,2001.

VALENTE, José.Armando. Diferentes Usos do Computador na Educação.______. (org.) Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas, SP. Gráficada UNICAMP 1993.